REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE VENDEDORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM DEBATE

Por 09/10/2019 ÀS 07:13
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DE VENDEDORES DE VEÍCULOS AUTOMOTORES EM DEBATE

O Brasil poderá ter, assim como nos Estados Unidos, a profissão de vendedor de veículos automotores regulamentada, impactando um setor com cerca de 500 mil pessoas no país. É isso o que prevê o Projeto de Lei 1854/19, do deputado Vinícius Farah (MDB-RJ), que será discutido em workshop promovido pelo Sindicato do Comércio Varejista de Veículos e Acessórios no Município do Rio de Janeiro – Sincopeças RJ no dia 11 de outubro, das 9h às 13h, em evento fechado em um hotel na Barra da Tijuca. Haverá, entretanto, transmissão ao vivo via redes sociais.

Mais de 200 empresários e profissionais do setor já confirmaram presença, de vários estados. O encontro vai discutir de que maneira o projeto impacta o mercado, do ponto de vista do vendedor, dos donos de concessionárias e lojas de carros usados e consumidores. Os entusiastas da ideia acreditam que a medida é boa para todos e comparam a mudança com o que já ocorre no mercado dos corretores de imóveis, cuja profissão é regulamentada desde 1978 por uma lei atualizada em 2015.

“A regulamentação é boa para o consumidor, que saberá que está lidando com um profissional certificado por uma entidade e terá a quem recorrer caso caia em um golpe. É boa para o vendedor, que passa a ser valorizado como profissional. E é ótima para o lojista, na medida em que as relações de trabalho, direitos e deveres estarão mais bem definidas”, defende o presidente do Sincopeças RJ, Rodrigo Moreira.

O encontro será aberto pelo Gerente de Relacionamento PJ da Caixa Econômica Federal, Felipe Vianna, que falará sobre novas linhas de financiamento do banco para aquisição de veículos. Em seguida começam os debates.

No primeiro painel, mediado pelo empresário Gerson Barbosa que possui mais de 30 anos de mercado, será debatido como uma profissão que se aprende na prática pode ser ensinada de maneira formal. Para falar sobre o tema, outro veterano no ramo, Marcelo Curado, diretor do Sincopeças RJ. Marcio Leitão, dono da BMZ Auto Brokers, primeira e única franquia de corretores de veículos no Brasil também estará neste painel. Questões como o impacto das novas tecnologias neste segmento, a dificuldade de se transferir a propriedade de veículos blindados e a concorrência desleal que vem sendo exercida pelas locadoras de veículos deverão entrar na pauta.

O segundo e último painel será mediado pelo presidente do Sincopeças RJ e terá como convidado principal o autor do projeto de lei, deputado Vinícius Farah. Ele vai explicar a tramitação e detalhes da proposta que surgiu a partir de uma demanda do próprio mercado. O vice-presidente da Fecomércio RJ e diretor do Sebrae, Julio Cezar Rezende, falará como a entidade poderá contribuir na formação teórica dos profissionais. O evento será transmitido pelo Facebook, ao vivo, pelas páginas Sincopeças RJ (fb.com/sincopecasrjoficial) e Vendedor de Automóveis (fb.com/gbsrio11), através das quais perguntas poderão ser enviadas aos debatedores.

Após o encontro, deverá ser feito um documento – Carta do Rio – solicitando ao presidente da Câmara, Rodrigo Maia, celeridade na aprovação desse projeto.

Mais informações com:
Assessoria de Comunicação Sincopeças RJ

Dayana Antunes - (21) 99876-4076