FORD ECOSPORT TITANIUM AGORA COM PNEUS RUN FLAT

Por 09/02/2019 ÀS 09:55
FORD ECOSPORT TITANIUM AGORA COM PNEUS RUN FLAT

Muita gente nunca ouviu falar deste nome, Run Flat.

É um tipo de pneu que pode rodar mesmo furado ou com pressão zero. Carros mais sofisticados já utilizam esse tipo de pneu que tem uma grande vantagem, não ter que trocar um pneu num local deserto ou perigoso. Além disso o carro não precisa carregar um pneu estepe o que no caso do Ecosport tira o pneu pendurado na tampa do porta-malas e também não coloca ele dentro do carro ocupando espaço.

O pneu Run Flat desta versão do Ecosport é produzido pela Michelin e segundo a Ford seu desempenho é muito parecido com o do pneu comum apesar de ser um pouco mais duro e mais pesado. Neste tipo de pneu os flancos, ombro e talões são reforçados o que permite suportar o peso do carro mesmo com pressão zero. As diferenças para o pneu normal é um pouco mais de barulho, quase imperceptível, e um pouco mais de consumo mas o carro rola menos na aceleração lateral, inclina menos, tem mais segurança no amortecimento e o principal é a segurança já que você nunca vai ficar parado no meio da rua.

Com o pneu Run Flat completamente vazio se pode rodar até 80 km e o conserto é igual ao de um pneu normal. Para usar estes pneus, pelas leis brasileiras, o carro tem que ter a informação da pressão dos pneus no painel e controle de estabilidade. Andei na pista de testes da Ford em Tatuí, SP, com dois pneus traseiros furados, completamente vazios, e o carro anda normalmente nas retas e nas curvas tendia a sair de traseira mas o controle de estabilidade corrigia a trajetória. É claro que com a informação no painel de que dois pneus estão vazios ninguém vai exagerar na velocidade. Cada pneu custa R$899 e o carro possui um kit de reparo que permite você parar num local seguro para usar o kit e depois rodar mais 200 km com velocidade de até 80 km/h.

O Ford Ecosport Titanium Run Flat tem motor 1.5, 3 cilindros, de 137,2 cavalos, transmissão automática de 6 velocidades com as borboletas no volante para a troca manual. Seu interior é mais sofisticado e o pacote de equipamentos é generoso por R$103.890. Mais detalhes desta versão na próxima edição da coluna.

HYUNDAI HB20 S - VERSÃO PREMIUM É A TOP DA LINHA

O Hyundai HB20 foi o segundo veículo mais vendido no Brasil em 2018 com 105.506 unidades comercializadas e seu irmão mais comprido, o HB20 S, que é o sedan, ficou na 26ª posição no geral, 4º entre os sedans compactos com 32.155 unidades, pouco atrás de seus concorrentes diretos, o Ford Ka Sedan em 23º com 39.027 e o Volkswagen Voyage em 25º com 32.683 enquanto o Chevrolet Prisma com 71.735 terminou na liderança do segmento e 5º no geral. Testei a versão top do HB20 S, que é a Premium, com motor 1.6 L de 128 cavalos, transmissão automática de 6 marchas, central multimídia Blue Media com TV digital e bancos revestidos em couro. O HB20 S é o único sedan produzido pela marca no Brasil e tem um ótimo porta-malas com 450 L de capacidade.

O carro é gostoso de dirigir e tem um painel de ótima visualização e com computador de bordo. Tanto na cidade como na estrada o desempenho é bom mas para mais segurança, e pelo preço de R$72.290, merecia um controle de estabilidade e tração. O motor tem boa retomada e é econômico, com gasolina faz 10,7 km/l no perímetro urbano e 12,6 km/l na estrada. Gosto muito do desenho deste sedan que dá um ar mais sofisticado ao modelo que tem preço inicial, versão Unique 1.0, câmbio mecânico, de R$48.190.

FATOS RELEVANTES:

* Harley Davidson, Ducati e Triumph já anunciaram que não vão participar do Salão Duas Rodas em São Paulo. São marcas mais exclusivas que querem que seus clientes ou futuros clientes se dirijam para as concessionárias para uma experiência mais direta inclusive com test drive. Por outro lado, deixar de participar do evento afasta essas marcas do grande público que fica babando e sonhando em comprar uma motocicleta de sonho no futuro.

* A Yamaha do Brasil lançou a Nova Crosser nas versões S e Z. É a primeira moto da categoria on/off até 160 cc no Brasil equipada com freios ABS de série. A Crosser 150S tem preço de R$12.390 e a versão Z R$12.590. Essas novidades chegam nas concessionárias na segunda quinzena de fevereiro.

* Na póxima quinta-feira, dia 14, acontecem dois lançamento em São Paulo. A JAC Motors lança o SUV T80 7 lugares com motor 2.0 turbo de 210 cavalos e a CAOA Cherry lança seu SUV Premium Tiggo 7 que foi mostrado no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado.

* Noventa micro-ônibus Volkswagen já circulam no Sul do Brasil, todos adquiridos para os municípios da região. O Rio Grande do Sul já recebeu 43 novos Volksbus 8.160 ODR, Santa Catarina já soma 30 veículos e o Paraná 17 unidades. Os veículos fazem parte da licitação de 500 micro-ônibus conquistada pela VW Caminhões e Ônibus para a entrega ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), agora Ministério da Cidadania.

Por: João Mendes